Saúde: Programa Sairé Mais Saudável aproxima Sairé da União Européia

2445

Dos dias 08 a 14 de Junho, o secretário de Administração e Planejamento de Sairé-PE, o Sr. Wendes Oliveira e a Dra. Socorro Freire, coordenadora do NUSP (Núcleo de Saúde Publica da UFPE) visitaram a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, onde na ocasião foram recebidos pela Sra. Mirieme Ferreira, Coordenadora Técnica da Rede Portuguesa.

O secretário visitou entre tantas outras, a cidade do Seixal onde o presidente da Câmara (prefeito) é também presidente da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, que conta com 57 municípios. Já a Rede Europeia conta com 1.300 cidades de 30 países.

A visita possibilitou uma aproximação com a Rede Europeia que muito contribuiu com ideias inovadoras e possíveis intercâmbios.

O tema saudável tem promovido Sairé pelo mundo, visto que a cidade é destaque no Brasil e em alguns países.

Foi destacada em Portugal a matéria do Jornal do Comercio dos dias 19 e 20 de maio de 2019 que trata do PROGRAMA SAIRÉ MAIS SAUDÁVEL.

Para o secretário Wendes Oliveira, o fortalecimento da Rede de Municípios Saudáveis é extremamente importante para o desenvolvimento de cidades que oferecem mais qualidade de vida as pessoas. “Eu acredito muito na promoção da saúde, como uma das ferramentas disponíveis para a mudança do mundo, e aqui em Sairé o prefeito Fernando Pergentino, é grande apoiador do programa que se transformou em uma política publica municipal, pois acreditou desde sempre em mim, quando apresentei a proposta que fora iniciada com a minha participação na qualidade de facilitador e supervisor da RPMS em 2004”, disse o secretário.

O prefeito Fernando Pergentino tem participado e apoiado os eventos da Rede Pernambucana, a exemplo do último encontro dos prefeitos da Rede que aconteceu em Sairé.

Podemos dizer que Sairé é um modelo dentro da Rede Pernambucana que tem inspirado outros municípios, os quais constantemente nos visitam com seus técnicos”, acrescentou o secretário Wendes Oliveira.

Deixe seu Comentário!