Prefeitura de Sairé realiza palestra de prevenção ao Câncer de Mama

2579

A Prefeitura de Sairé, junto com o Prefeito Fernando Pergentino e a Secretária de Assistência Social, através da Coordenadoria da Mulher, promoveram nesta segunda-feira (22) de outubro uma ação em alusão ao movimento internacional Outubro Rosa, que visa o estímulo à luta e a prevenção contra o câncer de mama.

A programação contou com uma palestra para a população sobre o “Câncer de Mama” com o objetivo de conscientizar a comunidade quanto à prevenção e diagnóstico precoce da doença, ministrada pela especialista na área Drª Vivian. O evento ainda contou com a presença das equipes do CRAS, CREAS, Mãe Coruja, da Secretária de Saúde e vários participantes de todo o nosso município.

Para o Secretário de Assistência Social, José Adjailson, o objetivo da ação é buscar preparar a sociedade e mostrar formas e prevenções a respeito dessa doença. “Procuramos sensibilizar e conscientizar a população, especialmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e detecção precoce dessa patologia, que afeta mulheres entre 40 e 60 anos de idade com maior incidência”, afirmou.

O objetivo do Outubro Rosa é socializar informações sobre a importância do conhecimento a respeito do câncer de mama, sendo uma campanha de conscientização realizada mundialmente no mês de outubro.

De acordo com a Drª Vivian, o maior desafio é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento correto, mais de 90% dos cânceres têm cura. Mas apesar dos avanços tecnológicos, o câncer ainda continua com altos índices de mortalidade, sobretudo em função do diagnóstico tardio.

O câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres, já que afeta a percepção da sexualidade e a imagem pessoal. É um tumor maligno desenvolvido por células desordenadas, criando nódulos na mama. Em muitos casos não apresenta sinais aparentes podendo ser detectado somente pelo exame de mamografia.

Médicos recomendam fazer o exame preventivo a partir dos 40 anos de idade, com intervalos de um a dois anos na sequência. Se existir caso na família, como tia, irmã, mãe, o indicado é fazer o exame todos os anos a partir dos 35 anos de idade. O exame é gratuito e está disponível na rede pública de saúde.

Deixe seu Comentário!